O que é a SNCT? Descubra logo abaixo

Bem-vindo ao site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2015 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus Campos do Jordão.

Criado em 2004, a SNCT é um evento realizado anualmente em todo país com objetivo de mobilizar a população em torno de temas e atividades científicas. O tema da edição deste ano é Luz, Ciência e Vida. O tema é uma grande oportunidade para vincular a produção científica aos desafios sociais que vivemos hoje em todas as áreas da sociedade brasileira. Você pode conferir informações no site oficial.

Convidamos a todos para as atividades que serão desenvolvidas no IFSP campus Campos do Jordão. Confira as palestras, minicursos e eventos abertos.

Qual o tema desse ano?

O tema da 12ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia será "Luz, Ciência e Vida". Esta escolha se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que vai destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo.

Essa é uma oportunidade única para se inspirar, para se educar e para se unir em escala mundial.

Quem pode participar?

Todos podem participar das atividades da SNCT. Todos os eventos são gratuitos e abertos a comunidade externa e interna do IFSP. Confira as palestras, eventos abertos e minicursos no menu principal.

Todas as pessoas interessadas podem participar das atividades da SNCT. Atualmente, colaboram com a realização da SNCT as universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs e outras entidades da sociedade civil.

Como participar?

Neste site, nos sites estaduais ou em meios de comunicação de sua região, você encontrará informações sobre os eventos que integram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Este site traz informações sobre as atividades e os contatos locais, além de notícias, artigos, fotos, vídeos e outros materiais. Aqui você pode identificar o coordenador regional em seu estado e solicitar o material de divulgação da SNCT para sua região ou instituição, como cartazes, folders, vídeos, banners, etc. Se você tiver interesse em ter uma participação mais ativa, divulgando a SNCT ou organizando eventos, vá em frente e pense no que pode ser feito no seu município, instituição de pesquisa, escola, universidade, bairro, associação ou em locais públicos. É importante que você cadastre aqui todas as atividades que pretende desenvolver, pois as informações de todo o país ficarão disponíveis para o público e para a imprensa.