PALESTRANTES CONFIRA ABAIXO NOSSOS PALESTRANTES

Alison Antony Ribeiro

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5826802835434853

Email: professorantony@ifsp.edu.br

Atualmente Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de São Paulo - Campus Campos do Jordão nos Cursos de Técnico em Informática e Analise e Desenvolvimento de Sistemas. Possui graduação em Gerenciamento em Redes de Computadores pelo Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (2008) e Pós-graduação em Banco de Dados Oracle(2011) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(UTFPR). Tutor a Distância do E-Tec Polo São Miguel do Iguaçu (2009-2010) do curso de Técnico em Informática. Também Tutor a Distância pelo E-Tec no polo de Foz do Iguaçu (2012-2013) do curso de Técnico em Informática. Tem experiência nas áreas de Monitoramento de Câmeras, Gerenciamento em Redes de Computadores, Rádio Frequência, Elaboração de Projetos, Coordenação de Projetos, WebDesign e Professor de cursos tecnológicos.

Palestra: Como trabalhar em equipe

Palestra: Liderança e motivação

Arthur Vinicius Anorozo Nunes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3925642404171231

Email: arthur_anunes@hotmail.com

Possui graduação em licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade de Taubaté (2010), com especialização (lato sensu) em Ensino de Língua Inglesa e Uso de Novas Tecnologias pela Universidade Gama Filho (2013). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

Palestra: Uso das tecnologias em sala de aula

Camila Molina Palles

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9843331234167444

Email: camilapalles@ifsp.edu.br

Professora Substituta no IFSP - Campus Campos do Jordão. Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP. Licenciada em Matemática pela UNESP - Guaratinguetá

Palestra: Exposição de trabalho dos alunos de Matemática - Turma 1

Palestra: Exposição de trabalho dos alunos de Matemática - Turma 2

Minicurso: Geogebra e geometria - Turma 01

Minicurso: Geogebra e geometria - Turma 02

Carlos Eduardo Tofolis

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3373651100892060

Email: tofolis@gmail.com

Professor efetivo do Instituto Federal de São Paulo - campus Campos do Jordão, regime de Dedicação Exclusiva. Possui graduação em Licenciatura em Matemática com Ênfase em Informática pela Faculdade de Educação São Luís (2005). Especialista em Educação Matemática. Mestre pela Universidade Federal do ABC, tem experiência na área desde 2005.

Minicurso: Inversão circular - Turma 01

Minicurso: Inversão circular - Turma 02

Domingos Lucas Latorre de Oliveira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3326209293690103

Email: domingos.oliveira@ifsp.edu.br

Professor efetivo do Instituto Federal de São Paulo - campus Campos do Jordão. Possui graduação em Informática pela Faculdade de Tecnologia de Praia Grande (FATEC) e mestrado em Engenharia da Informação pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Tem experiência e interesse nas áreas de desenvolvimento de software e processamento de imagens.

Palestra: Uso de frameworks front-end e back-end para desenvolvimento de aplicações web

Minicurso: Java Robocode e Campeonato de Robôs

Edson Trajano Vieira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4889417479100303

Email: etrajanov@gmail.com

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Taubaté (1995), mestrado em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999) e Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade de Taubaté. Diretor do Instituto Básico de Humanidades; do Projeto de Extensão "Assessoria Técnica para Desenvolvimento de Empreendimentos Econômicos Solidários na Microrregião de Bananal" e do Projeto de Pesquisa "Desenvolvimento Econômico Local: ações de Economia Criativa no município de São José do Barreiro-SP." Coordenador do curso de Pós-graduação Especialização Política e Sociedade do Brasil Contemporâneo.Professor nos programas de Mestrados de Planejamento e Desenvolvimento Regional e Gestão e Desenvolvimento Regional. É pesquisador do grupo de pesquisa do Núcleo de Pesquisa Econômicas e Sociais que estuda os temas variação nos preços da cesta básica, emprego, renda e escolaridade. Tem experiência na área de Economia em Desenvolvimento Econômico Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e desenvolvimento econômico, historia econômica, economia solidária e economia criativa.

Palestra: Conceito e Indicadores de Desenvolvimento

Eduardo Cardoso Melo

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2909298539007416

Email: educmelo@ifsp.edu.br

Possui graduação em Tecnologia em Informática pelo Centro Universitário Newton Paiva (2004), Especialização em Engenharia de Software pela UFLA (2010), MBA em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Pitágoras (2013) e Mestrado em Administração pela Universidade FUMEC (2007). Atualmente é Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) no Campus Campos do Jordão. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação, desenvolvimento de sistemas, análise de sistemas e banco de dados.

Minicurso: Desenvolvimento de aplicativos móveis para Android

Minicurso: Desenvolvimento de aplicativos móveis para Android

Fabiane Guimaraes Vieira Marcondes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4253537541709737

Email: fabigvmarcondes@ifsp.edu.br

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Taubaté (2002), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e doutorado em Educação Matemática. Atualmente é professora de matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: alunos surdos, sentido e significado, linguagem, narrativas, metáforas conceituais e zero.

Palestra: Uso das tecnologias em sala de aula

Fernando Cezar Coelho

Email: nescoelho@yahoo.com.br

Palestra: Descobrindo o Linux

Hermes Gustavo Santana

Email: gustavo@sitenivel.com.br

Bacharel em Administração de Empresa. Empreendedor digital a 10 anos. Proprietário da SiteNível.com.br. Sócio Fundador do www.WIFIFREE.mobi

Palestra: Empreendedorismo na era digital

Palestra: Empreendedorismo na era digital

Jefferson de Toledo Pereira

Email: jefferson.guitar@gmail.com

Palestra: Descobrindo o Linux

José Augusto Navarro Garcia Manzano

Lattes: http://http://lattes.cnpq.br/8184615061457853

Email: augusto.garcia@ifsp.edu.br

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia Finanças e Administração de São Paulo, licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Claretiano. Cursa Análise e Desenvovimento de Sistemas pelo Centro Universitário Claretiano. É mestre em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Sant'anna. É autor de diversos livros na área de computação e processamento de dados. Tem experiência no desenvolvimento de software para as áreas de comércio e telecomunicações. Possui artigos publicados no Brasil e exterior. É professor do IFSP com forte experiência na área de Computação, com ênfase em linguagens de programação e programação de computadores. Atua como professor principalmente no desenvovlimento das bases tecnológicas: lógica de programação (algoritmos), linguagem de programação, técnicas de programação, estruturas de dados e uso de aplicativos comerciais. É membro da Association for Computing Machinery (ACM) desde 2009.

Minicurso: Linguagem LOGO - Manhã

Minicurso: Linguagem LOGO - Noturno

Leonardo Gutierrez Sato

Email: leogsato@hotmail.com

Palestra: Descobrindo o Linux

Luciano Wanderley Mano Sanches

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0392044135506189

Email: luciano.sanches@ifsp.edu.br

Bacharel em Turismo (UFPR/1997), bacharel em Administração de Empresas (UNIRP/2009), especialista em Marketing (FAAP/2002) e em Finanças Corporativas (UNIRP/2009). Atualmente sou professor titular nas áreas de Turismo e de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, Campus de Campos do Jordão. Doze anos de experiência como docente em cursos técnicos e superiores nas área de Turismo, Hotelaria, Administração de Empresas e Marketing.

Palestra: Desenvolvimento social e tecnologia da informação na indústria do Turismo

Mariana Covolan Bachiega

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3194820306550615

Email: marianacbachiega@gmail.com

Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo.

Palestra: Técnicas e Materiais Alternativos de Construção - Adobe.

Michael Macedo Diniz

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3186705419723846

Email: michael.diniz@yahoo.com.br

Possui graduação em licenciatura em matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - FEG) em Dezembro de 2009. Mestrado pela Universidade Estadual de Campinas em 2012. Atualmente é doutorando em matemática aplicada na Unicamp/IMECC. Tem interesse pelas áreas de Sistemas Dinâmicos, Teoria de Conjuntos Fuzzy, Teoria de Controle Ótimo, sendo a principal base de aplicação a Biomatemática

Palestra: Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem

Samuel Francisco

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9017894022082983

Possui mestrado profissional em rede nacional em Matemática pela Universidade Federal do ABC (2013). Atualmente é professor do Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática e Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Geometria Diferencial e Riemanniana.

Palestra: Compreendendo algumas formas de demonstrar: demonstração direta, por contrapositiva e por absurdo

Sergio Roberto Baungartner

Email: sergio.baun@gmail.com

Palestra: Descobrindo o Linux

Walter Luiz Andrade de Oliveira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6216472524587908

Email: wluiz100@uol.com.br

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (2002), Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo em 2004, 2008 e 2010, respectivamente. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto e Estruturas Mistas aço-concreto. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo - IFSP, no Campus Campos do Jordão, em regime de 40h com Dedicação Exclusiva, onde também é coordenador do Curso Técnico em Edificações.

Evento Aberto: Ensaio de caracterização das barras de aço utilizadas na construção civil

Walter Ribeiro de Lima

Email: tinhorl@hotmail.com

Palestra: Descobrindo o Linux

Wladimir Leme dos Santos

Email: wlsantos@ial.sp.gov.br

Palestra: Descobrindo o Linux

Eridan Pires Conde Rocha

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0418900775075096

Email: proferidan@yahoo.com.br

Graduada em Pedagogia, com Especialização em Coordenação e Supervisão Pedagógica, Psicopedagogia e Psicologia da Educação. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP. Foi professora da Universidade Estadual do Piauí-UESPI e Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Foi pedagoga e diretora da rede municipal de ensino de Teresina. Presta assessoria e consultoria para as editoras Àtica e Scipione.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e formação de professores. Atuou como Coordenadora de Gestão de Projetos do programa de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID - IFPI de julho de 2012 a fevereiro 2014.

Palestra: Uso das tecnologias em sala de aula

Minicurso: Metodologias inovadoras para o ensino da matemática

Simone Guimarães Braz

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0548148456953480

Possui graduação em Pedagogia (1995) e especialização em Psicopegagogia (1997) pela Universidade de Taubaté. Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté. Atualmente, é professora no Colégio Jardim das Nações, professora do programa de formação em Licenciatura em Educação do Campo (Ciências da Natureza e Matemática) - PROCAMPO na Universidade de Taubaté e Professora Bolsista do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, curso de Pedagogia na Universidade de Taubaté.

Palestra: Professores de escolas rurais e a educação do campo: perspectivas para o desenvolvimento social

Iracema Hiroko Iramina Arashiro

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1251450318945989

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1988), mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística (2008). Atualmente é prof. do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística.

Minicurso: Estatística descritiva com apoio do pacote Rcmdr do software livre R

Diego Costa da Silva

...

Palestra: Descobrindo o Linux

Antonio Fernando dos Santos

...

Palestra: Descobrindo o Linux

Rodolfo Marcondes de Lemos

Email: rodolfomlemos@hotmail.com

Palestra: Torneio de Xadrez